A tecnologia Smart Home está sendo cada vez mais incorporada e usada não apenas em mansões particulares, mas também em apartamentos simples da cidade. O que é uma "Casa Inteligente" e por que ela é necessária em um apartamento? Este é um conjunto de soluções técnicas, esquemas e cenários. Uma tecnologia que libera a pessoa das operações rotineiras do dia a dia, que costumam levar muito tempo, que podem ser utilizadas para outros fins.
O que a tecnologia costuma controlar nos apartamentos?
Geralmente é necessário controlar e gerenciar:
- Sistema de abastecimento de água, aquecimento e ventilação;
- Consumo elétrico;
- Sistema de iluminação do apartamento;
- Alarme;
- segurança contra incêndios;
- Sistema de videovigilância e gravação de áudio.
A implementação desta tecnologia não requer uma reestruturação radical e mudanças no apartamento. Todas as tecnologias são construídas em dispositivos existentes. Para a perfeita integração dos vários sistemas domésticos entre si, as soluções tecnológicas precisam ser colocadas na fase de projeto da casa. A regulação e configuração de todos os processos que ocorrem na casa podem ser feitos de qualquer lugar do mundo usando um smartphone e tablet.
Como funciona a tecnologia Smart Home em um apartamento na cidade
Aqui estão exemplos de operações básicas que a tecnologia assumiu e libertou o homem delas.
Iluminação
A iluminação mais racional e única da habitação ocorrerá se todos os quartos estiverem equipados com holofotes. Mas é muito caro. Toda a fiação precisará ser refeita. Para economizar significativamente eletricidade, basta instalar interruptores automáticos e interruptores de luz. Quando uma pessoa entra em uma sala, ela não precisa procurar o interruptor no escuro. A luz acenderá automaticamente. Se os sensores não registrarem o movimento de uma pessoa na sala por algum tempo, a luz se apaga.
Interruptores e tomadas
As tomadas funcionam normalmente e fornecem tensão quando os aparelhos elétricos são ligados. Mas e se você esqueceu um eletrodoméstico conectado e saiu de casa? O controle remoto de tomadas de um telefone celular permite desligar qualquer tomada do apartamento ou desligar sozinha se o aparelho ficar ligado por muito tempo. Agora você não pode voltar para casa com pressa se esqueceu de ligar o ferro ou o micro-ondas.
Sistemas de segurança e proteção
A segurança do lar é um dos principais componentes de uma vida confortável, tranquila e feliz. É melhor confiar a função de segurança à tecnologia Smart Home. Ela, ao contrário de uma pessoa, nunca dorme, não se cansa e não sai de casa. "Smart Home" controla o funcionamento do alarme de segurança e vigilância por vídeo, o funcionamento do sistema de incêndio. O sistema funciona em um complexo. Assim, por exemplo, em caso de vazamento de gás, o sensor correspondente sinalizará o vazamento e, sem comando humano, desligará o fornecimento de gás por conta própria através de um servoconversor. Um vazamento de água será detectado por sensores localizados no chão e desligará o abastecimento de água. Os detectores de fumaça de incêndio dispararão um alarme na presença de fumaça. Além disso, de acordo com o algoritmo de ação programada, o sistema de extinção de incêndio é ligado e um sinal é enviado ao corpo de bombeiros.
CCTV
Câmeras de vigilância colocadas em lugares-chave do apartamento são acionadas por um sinal vindo de um detector de movimento. O proprietário do apartamento recebe uma notificação de que alguém está no apartamento. O proprietário, através do sistema de videovigilância, pode determinar se se trata de um familiar ou de estranhos. No caso de hóspedes não convidados, o proprietário dá um sinal que bloqueia as fechaduras da casa e chama uma equipe de atendimento rápido. O número de funções Smart Home pode ser reduzido ou aumentado a pedido do proprietário e depende das suas necessidades.
O artigo te ajudou?