O que é estilo chinoiserie e como criá-lo em seu apartamento

No século XVII, a importação ativa de vários produtos de porcelana da China, pinturas originais de laca e outros exemplos caros e muito decorativos de arte decorativa começaram para o nosso país. Entre os europeus, esses produtos rapidamente entraram na moda e despertaram grande entusiasmo, o que deu impulso ao surgimento de um estilo especial no interior - a chinoiserie, que significa "chinês".

Esse estilo se desenvolveu rapidamente e em várias variações durou cerca de dois séculos, e combinou amostras de arte chinesa e japonesa. Eles podem até estar presentes em um trabalho.

Estilo Chinoiserie nos tempos modernos

Especialistas neste campo argumentam que o estilo moderno de chinoiserie é fundamentalmente diferente do estilo tradicional chinês.Isso se deve em parte ao fato de que a chinoiserie moderna é projetada artificialmente por designers de interiores. Ao criar esses interiores, o designer é limitado apenas por sua própria imaginação. Ou seja, muitas decorações e acessórios diferentes e todos os tipos de móveis que imitam o estilo chinês foram criados em grandes quantidades. No entanto, em nosso tempo, a chinoiserie pode ser facilmente combinada com qualquer direção de estilo moderno.

Desde a sua criação, esse estilo foi gradualmente se adaptando às tendências de um determinado país, moda, mas, ao mesmo tempo, os motivos gerais da chinoiserie permaneceram inalterados. Portanto, mesmo em um estilo moderno, muitas vezes você pode ver as silhuetas de templos chineses, imagens de pássaros em estilo chinês, a mais cara porcelana chinesa e imitação de bambu e vários outros materiais que se assemelham à China.

Características interiores no estilo chinoiserie

A principal característica distintiva do design de interiores neste estilo chinês é o uso de ornamentos chineses exclusivos na decoração das paredes. Papéis de parede amplamente difundidos representando pássaros, vários dragões, cobras e outros símbolos da mitologia chinesa.

  • As pinturas foram usadas para decorar paredes de estilo chinês com vários símbolos, como riqueza, prosperidade ou felicidade. Também é possível que montanhas chinesas, morcegos e flores estrangeiras sejam retratadas nas pinturas.
  • Inicialmente, a tecnologia para fazer papel de parede de estilo chinês com seda cara era muito complicada e cara. Os primeiros revestimentos de parede foram entregues na Europa da China. Pela primeira vez na Europa, os produtos chineses foram trazidos pelos franceses. Para a decoração das casas, foram utilizados os materiais mais luxuosos, pintados à mão.
  • Naquela época, era costume decorar apenas a metade superior das paredes com uma tela.Para o resto, foi utilizado um pedestal de pedra ou madeira.
Leia também:  Mapa do mundo no interior como um elemento de design moderno

No futuro, os mestres da Europa, tomando o estilo chinês como base de seu trabalho, aprenderam a tornar a decoração da casa mais acessível no estilo chinês. A principal característica da chinoiserie é o luxo dos materiais utilizados para criar o interior. A França pela primeira vez tornou-se fã do estilo chinês, que ainda é perceptível no design de interiores. Hoje em dia, a chinoiserie caracteriza-se pelo uso de móveis de estilo chinês e cor vermelha no interior.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC