Há muito se sabe do efeito benéfico da água na condição humana - tanto do lado físico quanto do lado emocional. Já no século 19, as almas eram usadas para fins medicinais - acreditava-se que um poderoso jato de água direcionado ao paciente tinha efeito curativo. Desde então, os procedimentos de água tornaram-se cada vez mais diversificados. Um deles é o chuveiro circular, muito mais suave do que o jato de água "dura", e tornou-se um método de terapia bastante versátil e seguro.
Indicações e contra-indicações
A ducha circular é um procedimento fisioterapêutico amplamente utilizado. Normalmente, esse banho é prescrito e usado para terapia:
- problemas de sono;
- pressão aumentada;
- doenças de natureza nervosa;
- algumas doenças cardiovasculares;
- algumas doenças da coluna vertebral (por exemplo, estenose e osteocondrose).
- problemas de pele (em particular, após a perda de peso ou devido ao envelhecimento).
Mas as principais contra-indicações são epilepsia, resfriados, menstruação atual, tumores, doenças cardíacas graves, uso de marca-passo. Além disso, este banho não é recomendado antes de dormir devido ao seu efeito tônico. Embora este procedimento seja muito seguro por si só, a escolha correta do programa permitirá obter o efeito máximo. O número e a duração das sessões de duche circulares, bem como as regulações utilizadas (pressão, temperatura da água), são determinados pelo médico individualmente, em função da idade do paciente, estado de saúde e objetivos da terapia.
A ação do chuveiro circular
O chuveiro circular tem um efeito curativo multifacetado:
- ocorre relaxamento muscular, o que garante a prevenção de doenças nervosas e musculares;
- melhora o curso dos processos metabólicos e o fluxo sanguíneo no corpo;
- escórias e toxinas são removidas, as camadas queratinizadas das glândulas sebáceas caem e seu trabalho é normalizado;
- as camadas superiores e profundas da pele, tecido subcutâneo, terminações nervosas, músculos, vasos sanguíneos e órgãos são “desenvolvidos”;
- amacia e suaviza a pele;
- acelera o fluxo de sangue para os órgãos internos.
Um chuveiro circular está disponível para o público em geral, pois é encontrado não apenas em sanatórios e hospitais especializados, mas também em salas comuns de cosmetologia e salões de beleza. Além disso, esse chuveiro pode ser instalado em casa, mas pode exigir um local mais espaçoso do que para um banho ou chuveiro convencional, e modelos suficientemente eficazes são relativamente caros.Portanto, do ponto de vista de um paciente comum, esse procedimento não pode ser chamado de “caseiro”. Assim, com a escolha certa do programa, o duche circular torna-se um método de terapia eficaz e seguro.
O artigo te ajudou?