O interior luminoso do apartamento é uma decisão ousada que se adapta a todas as pessoas criativas, indivíduos excepcionais que estão prontos para experimentos. Contrastes e tons incomuns removem a atmosfera de tédio, enfatizam todos os outros detalhes do interior. Você pode implementar ideias brilhantes em qualquer apartamento.
Percentagem
Para não estragar o design de interiores, é importante conhecer algumas regras matemáticas simples de design. De acordo com as regras de design, 60% da cor do design são as paredes, ou seja, a cor do acabamento. Até 30% é para móveis e estofados. Os 10% restantes são um campo de criatividade, para criar detalhes brilhantes e elementos decorativos que irão diluir o interior monótono.
Regras para combinar tons no interior
Para que a imagem geral do design seja harmoniosa, você precisa conhecer as regras para combinar tons. Existem 9 regras básicas de cores, seguindo as quais você pode combinar cores com sucesso para criar um interior aconchegante e luminoso.
- É importante escolher a base certa, ou seja, dar preferência aos tons neutros se pretende adicionar detalhes brilhantes.
- Existem apenas 2 tipos de tons - quentes e frios. Isso deve ser levado em consideração ao combinar as cores selecionadas.
- A grande área da sala obriga ao uso de tons de cores quentes para criar uma atmosfera de conforto e harmonia.
- Para salas pequenas, é melhor usar cores frias como base, pois elas expandem visualmente o espaço.
- No interior da cozinha, é preciso levar em consideração a psicologia das cores. As sombras do interior podem afetar o apetite - suprimi-lo ou aumentá-lo.
- No quarto e na sala, é desejável usar tons calmos que ajudem a criar o clima necessário para o relaxamento.
- a escolha de tons para a sala de estar é selecionada para satisfazer a maioria das preferências;
- a escolha do estilo é a base determinante para quais cores usar;
- é desejável pensar em tudo o mais minuciosamente possível: a cor pode mudar o quadro geral, tanto para melhor quanto para pior.
Conhecendo os requisitos básicos para a seleção de cores no interior, você pode usá-los para criar detalhes brilhantes de forma independente e escolher uma base de cores.
tons naturais
Acentos brilhantes na sala podem ser criados adicionando tons naturais. Plantas vivas são a maneira mais popular de diluir interiores monocromáticos.Existem espécies que não requerem maior atenção a si mesmas, mas ao mesmo tempo têm um efeito decorativo pronunciado.
mudança de ênfase
A colocação de acentos também depende da escolha da cor. A opção mais vantajosa é mover os estímulos visuais brilhantes para a parte inferior. Você pode escolher um tapete brilhante. O principal é escolher um elemento têxtil para que uma ou mais de suas tonalidades ecoem as cores principais presentes no interior.
Clássico: interiores de três cores e quatro cores
Uma opção ganha-ganha é o uso de quatro cores no design. As duas primeiras são utilizadas na base, ou seja, compõem a maior parte do desenho de cores. A terceira é uma cor de suporte, de preferência da mesma gama das tonalidades principais. A quarta tonalidade completa o quadro geral.
Existe também uma versão clássica da combinação de três tons. Combine perfeitamente tons equidistantes. Mas, neste caso, apenas um deles serve de base e dois complementam o quadro geral do interior. Também é possível criar uma base, usar o segundo tom como elemento de suporte e usar o terceiro para acentuar.
Conhecendo e observando essas regras, você pode criar um interior luminoso mesmo sem ter formação em design!
O artigo te ajudou?