Todos os tetos tensos são divididos em dois tipos - filme e tecido. Os panos também diferem na forma como o material de base é feito. E para prender a tela. Vamos falar brevemente sobre o que distingue o tecido do filme. Quais são as características de desempenho de ambas as meias de tensão.
Foto: .
Método de fabricação de tecido
Todas as bases para a estrutura de tensão são feitas apenas de fibras poliméricas (sintéticas). Ou seja, não há nada de natural neles, e o nome “tecido” se explica apenas pela forma como os fios são entrelaçados.
Assim, as folhas de filme são composições poliméricas complexas, que, além do próprio cloreto de polivinila, também incluem plastificantes, pigmentos, fixadores e outros aditivos para conferir melhores propriedades ao consumidor. A tela é sempre uniforme, lisa, dependendo do processamento da superfície frontal, pode ser de diferentes texturas.
As bases de tecido são fios entrelaçados de maneira especial, que também são revestidos com poliéster na parte superior. O revestimento adiciona força ao tecido, tornando-o menos elástico, mas mais resistente ao calor e a várias substâncias. Acredita-se que o tecido seja mais "respirável" em relação ao filme, o que talvez seja verdade, pois a impregnação não preenche totalmente todos os poros dentro das tramas. Outra questão é a importância disso, pois dificilmente alguém usará a possibilidade de um teto para ventilar o ambiente. É muito mais fácil e rápido manter um bom "clima" na casa com a ajuda de aberturas e janelas abertas. Ou instale orifícios especiais em tetos esticados - as chamadas grades de ventilação. Eles são frequentemente colocados em locais de alta umidade e condensação.
Características das pinturas
Eles dependem em grande parte do tipo de tela. Vamos nomear os principais parâmetros:
- Amizade ambiental. Isso é o que os defensores das coberturas de tecido geralmente defendem. Na opinião deles, o filme é menos ecológico, pois não respira e consiste em sabe-se lá o quê. Na verdade, a composição é clara, os filmes de alta qualidade possuem certificados de conformidade, são totalmente seguros para as pessoas e para o meio ambiente. O mesmo pode, no entanto, ser dito sobre fundações de tecido. Eles também não lhe fazem mal.
Observação! Um filme que acaba de ser trazido para edição terá algum cheiro, semelhante ao cheiro de qualquer tecido sintético (por exemplo, oleado de cozinha, acabado de trazer da loja). Esse “sabor” desaparece muito rapidamente, não é perigoso. Quando o tecido é aquecido, o cheiro definitivamente aumenta. Afinal, o filme precisa usar uma pistola de calor durante a instalação.O cheiro desaparece após alguns dias, ocorre após o aquecimento e desaparece quando a tela esfria. Isso não acontece com o tecido, pois ele não precisa ser aquecido.
- Resistência à temperatura. A resistência ao gelo é, talvez, o principal trunfo dos tetos esticados de tecido na frente dos revestimentos de filme. O tecido é projetado para uso em qualquer local, em qualquer temperatura, até negativa. Portanto, muitas vezes é comprado e colocado em casas de campo sem aquecimento, em casas em varandas e sótãos, bem como em varandas. O filme não tem tais recursos. De acordo com os certificados estaduais, os revestimentos de película são destinados ao uso em ambientes com temperatura de pelo menos 5 graus.
No entanto, observações mostraram que, se não houver vibrações mecânicas e mudanças bruscas de temperatura, o filme pode suportar uma queda de temperatura até níveis abaixo de zero. Se vale a pena conferir por si mesmo, depende de você. Acho melhor usar o tecido.
- resistência ao fogo. Um ponto muito importante é a segurança contra incêndio de tetos tensos. Isso é especialmente verdadeiro se a tela for projetada para instalação em salas com uma grande multidão de pessoas. Existem requisitos especiais para telas para locais lotados. Para tais instalações, foi estabelecido seu próprio padrão, sua mais alta classe de segurança contra incêndio.
No entanto, a tela mais comum para um apartamento comum deve ser segura. Todas as telas atualmente comercializadas no mercado devem atender aos requisitos e normas de segurança contra incêndio, as normas são estabelecidas por órgãos governamentais e estão refletidas em certificados de conformidade.
Hoje está confirmado que tanto o filme quanto o tecido pertencem à categoria de materiais pouco inflamáveis, moderadamente inflamáveis, portanto, quando queimados, emitem pouca fumaça. Portanto, se ocorrer um incêndio, a tela arderá, não dará um grande incêndio.
- Resistência à água. As telas de vinil mais resistentes à umidade. Eles resistem a um grande volume de água, são capazes de esticar e evitar que a água vaze por cima. Depois que a tela se endireita e assume sua forma anterior.
O tecido não retém água por muito tempo, quando é alagado perde algumas de suas propriedades e após a secagem fica manchado. No entanto. o tecido pode ser repintado e o teto pode ser usado ainda mais. Mas o filme não pode ser pintado.
- Cor, texturas. E a última qualidade importante. O filme é mais diversificado tanto na textura quanto na paleta de cores. A escolha de cores e tonalidades é enorme e o tecido é limitado. O tecido é apenas fosco e o filme é brilhante, fosco e acetinado.
- Cuidado. Acredita-se que o tecido seja mais durável devido à sua resistência e o filme seja mais fácil de cuidar. Mas, de qualquer forma, as duas telas hoje são uma boa opção para um reparo rápido e bastante acessível, que está conquistando cada vez mais o coração dos compradores.
O artigo te ajudou?