A madeira pode ser usada para decorar um banheiro?

Hoje, o plástico e a cerâmica são comumente usados ​​para revestir o banheiro, porque esses materiais têm boa resistência à umidade. Mas existem opções mais interessantes, por exemplo, uma árvore. Um banheiro de madeira combina beleza, praticidade e respeito ao meio ambiente, mas exige mais cuidado.

Revestimento de pavimentos

Primeiro você precisa escolher de que será feito o piso. O material mais adequado é uma placa de parquet de três camadas. Este material tem uma série de vantagens significativas. Já na fase de produção, passa por um processamento especial. Outra vantagem dessa placa é que sua instalação é muito mais fácil do que outros materiais. É muito importante certificar-se de que a placa é tratada com repelentes de água e antifúngicos antes da colocação.Isso é necessário para evitar o problema mais importante da árvore - o apodrecimento. Se você usar madeira em combinação com outros materiais, é melhor colocá-la nos locais mais secos para reduzir o risco de danos à madeira.

revestimento de parede

Para paredes, escolha um dos seguintes materiais:

  • placa colada;
  • folheado;
  • resina;
  • placa inteira.

Cada tipo de revestimento tem seus prós e contras, mas todos requerem proteção adicional contra umidade. Hoje, existem muitas impregnações e revestimentos destinados a proteger a madeira. No entanto, o envernizamento é a maneira mais fácil e confiável de proteger as paredes dos efeitos nocivos da água. Claro, qualquer verniz não vai funcionar, você precisa escolher aquele que é projetado para contato prolongado com a umidade. A cada 5 a 7 anos, é necessário repetir o procedimento de tratamento das paredes com uma camada protetora.

Critérios de Seleção de Árvore

Ao escolher uma árvore, é preciso ficar atento ao coeficiente de deformação da prancha. Por exemplo, a faia é 40% mais capaz de suportar cargas e não desmorona do que o carvalho ou o pinho. Outro parâmetro importante que você deve prestar atenção ao escolher é a resistência ao mofo. O período em que as paredes podem servir sem deteriorar a aparência e outras propriedades da madeira depende desses indicadores.

Leia também:  Bancada de cozinha de vidro - prós e contras

Para evitar que o material seque após a colocação, ele deve estar seco durante a instalação. Também deve ser notado que a umidade em diferentes partes da sala é diferente. Os locais mais úmidos estão mais próximos das fontes de água, como: banheira, chuveiro, lavatório. Nestes pontos, as madeiras exóticas, como ébano, sobreiro, teca, bambu, serão as mais indicadas.

De árvores domésticas adequadas: freixo, álamo tremedor, faia, larício. As mesmas rochas devem ser usadas para finalizar os pontos mais quentes, pois são os menos suscetíveis a problemas com mudanças de temperatura. Para o resto da sala, a maior parte da madeira é adequada, com exceção de pinho, wengué, cerejeira e pereira. Escolher a madeira como material principal para um banheiro é uma decisão responsável. A madeira precisa de mais atenção, mas dá uma aparência completamente diferente ao ambiente e adiciona aconchego.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC