Parece que iluminar uma sala é uma tarefa elementar. Você precisa pendurar uma lâmpada, bem, ou um lustre .. colocar uma arandela em algum lugar. Aqui, de fato, o problema está resolvido e esteticamente. No entanto, a iluminação não é nem de longe tão fácil quanto parece. Se você tiver uma atitude verdadeiramente responsável e atenciosa em relação à sua própria casa, a iluminação exigirá muita reflexão. Afinal, a luz afeta:
- humor;
- fadiga/energia;
- sensação de aconchego e conforto;
- percepção visual do espaço da casa;
- saúde.
Além disso, a iluminação literalmente cria e molda o interior. Não basta apenas escolher os acessórios adequados para tornar o quarto uma aconchegante sala de estar ou escritório para relaxar. Ao mesmo tempo, se você colocar a luz corretamente, essas tarefas serão resolvidas com bastante eficiência.
luz geral
É melhor considerar como exemplo o uso de luz geral na sala de estar. Lá, via de regra, usam um lustre como fonte geral de iluminação. Se o espaço não for superior a 25 metros quadrados, um lustre é suficiente. Se houver mais, você precisará de um par de fontes de luz geral ou luz ao redor do perímetro da sala. Uma opção bastante relevante são os holofotes fixados no teto ou montados em um teto falso.
Observação! Considere não apenas o tamanho, mas também a forma da sala de estar. Por exemplo, uma sala de estar longa, embora pequena, envolve o uso de duas fontes de luz, localizadas simetricamente em metades diferentes.
A regra básica é que a fonte de luz geral na sala de estar deve iluminar o espaço de maneira uniforme e quase completa, mas não excessivamente brilhante.
Como a luz cria humor
Se você não se aprofundar nos detalhes da percepção visual e nas características da fisiologia e psicologia humanas, o esquema e os mecanismos são bastante simples, muitos são intuitivos. Em particular, a luz brilhante e saturada dá vivacidade e ativação do corpo, enquanto a luz suave dá calma, e se você adicionar mais meios-tons e sombras, um clima romântico aparecerá. Ao mesmo tempo, a escuridão total e a falta de luz geram ansiedade, é melhor ter um espaço totalmente escuro apenas para dormir, o resto precisa ser iluminado, mas varia em intensidade.
Usando iluminação local
O uso de pequenas fontes de luz permite criar áreas temáticas. Por exemplo, não será difícil continuar a série lógica: uma poltrona, uma mesa de centro.Claro, um candeeiro, um candeeiro de mesa, que completa a formação de um espaço de leitura, aliás, são os limites da iluminação deste candeeiro que determinam os limites do espaço de leitura. Além disso, as naturezas da iluminação local também desempenham uma função decorativa que deve ser levada em consideração.
Eles, como dizem, definem o estilo. E muitas vezes eles podem definir o estilo de toda a sala. Iluminação básica - fundo. Deve construir um belo mosaico, que consiste em elementos individuais. Esses elementos são as fontes de luz local: luminárias de chão, arandelas, luminárias, velas, abajures e similares.
O artigo te ajudou?