Já se tornou um clássico decorar janelas com cortinas. Eles são selecionados de forma que correspondam a todo o conceito do interior. Dependerá da decisão do designer qual será o tipo, tamanho e cor das cortinas. A opinião do dono da casa também é levada em consideração. Por exemplo, se uma pessoa prefere dormir durante o dia, então a escolha é feita em favor de cortinas à prova de luz, quando cortinadas, o crepúsculo é formado, independentemente da hora do dia. O tecido leve deve ser escolhido por quem gosta de luz forte, para que a sala fique sempre iluminada.
Algumas funcionalidades
De muitas maneiras, a escolha das cortinas depende do desenho da janela, da cor e do material da moldura, da existência de um peitoril da janela e de seu tamanho. Muitos quadros atualmente em uso são feitos de plástico branco.Pode ser muito bem combinado com vários tons de cortinas. Um princípio importante é que sejam criadas as condições necessárias de iluminação e insonorização para dormir, pois é nele que passamos a maior parte das nossas vidas.
Graças às cortinas, pode controlar a iluminação, tanto de dia como de noite. É melhor pendurar cortinas blackout no quarto para absorver possíveis ruídos vindos da rua. Graças a eles, será possível realizar uma boa proteção da sala dos olhos dos transeuntes. Ajustar a quantidade de luz é necessário não apenas para dormir bem, mas também para proteger os móveis do desbotamento. Por exemplo, a tonalidade da janela pode ajudar nisso. Além disso, alguns aconselham a instalação de persianas, mas apenas quando se trata de casas particulares.
Seleção de cores
A paleta de cores das cortinas é de grande importância. Graças à cor, é possível tornar a cortina quase invisível ou focar com sucesso a atenção neste tecido. Como existem diferentes tipos de fixadores, eles são combinados de maneiras diferentes com determinados tons. Existem certos esquemas de cores adequados para quase todos os apartamentos.
- Branco, que se encaixa organicamente em um interior clássico, decorado em tom claro ou neutro. É melhor que as cortinas sejam um pouco transparentes.
- O preto é usado em muitos designs contemporâneos e pode ser combinado com vários tons de superfícies de parede. É melhor usar preto em salas grandes, caso contrário, haverá uma sensação de aperto.
- O bege é considerado um tom neutro que se adapta a qualquer design. Ficará perfeito em uma cornija forjada.
A escolha das cortinas
Existem muitas variedades de cortinas, cada uma das quais é capaz de transformar a janela. Em primeiro lugar, é necessário escolher as cortinas com base no tamanho da sala e na abertura da janela. As clássicas cortinas compridas caracterizam-se pela presença de duas telas que se adequam a uma divisão onde existe muito espaço livre, são feitas de vários materiais, as cortinas têm um aspecto bastante familiar.
Se a sala for pequena, é melhor dar preferência a cortinas curtas que cheguem ao parapeito da janela. Ao mesmo tempo, a área do peitoril da janela será aberta, o que possibilita seu uso adicional.
O artigo te ajudou?