O sol, o calor, o relaxamento - essas são as principais "notas" para o interior desse estilo. Claro, existem muitas variações no design agora, mas esse estilo deve sua popularidade ao básico. Qual é o "som" ideal nesse estilo?!
Noções básicas deste estilo
Pelo nome, é fácil entender que o estilo “nasceu” nas margens do mar Mediterrâneo e, portanto, muito disso se deve ao clima desses lugares. Tendo se popularizado não só por lá, o estilo mudava um pouco de acordo com as peculiaridades do clima onde “se movia”, mas permanecia facilmente reconhecível.
- A abundância do sol (a luz que entra na sala pela janela "flui" suavemente para o interior, graças aos estofos dos móveis, esquemas de cores e outros truques que vão ajudar a encher a sala de sol).
- Detalhes arejados (para não sobrecarregar o interior, o estilo usa móveis leves que permitem a passagem do ar - são cadeiras de vime ou elementos de móveis estampados forjados que parecem bastante duráveis \u200b\u200be leves).
- Tons quentes e cores do mar (cores quentes ajudam a iluminar o interior, e turquesa, azul, verde podem lembrar o mar, enquanto a herança grega é muito branca e creme).
- Materiais interiores (a quantidade mínima de madeira e a preferência por pedra ou ladrilhos semelhantes a pedra é outra característica que torna este estilo fácil de reconhecer no interior).
Esses recursos são aceitáveis para um interior mediterrâneo clássico, portanto, não há necessidade de segui-los cegamente se você deseja aplicar o estilo em um clima diferente. Lá você pode experimentar, mudar alguns detalhes, seguindo a direção geral do estilo.
Mais algumas dicas
Pensar no interior em qualquer estilo não é uma tarefa fácil. Por isso, seguem algumas dicas de designers que vão ajudar a deixar o ambiente mais confortável e repleto de harmonia. Em primeiro lugar, para "esfriar" fortemente a sala, já que uma grande quantidade de luz natural é a principal característica do estilo. É melhor usar lâmpadas com luz quente, que podem adicionar uma sensação de plenitude de calor e luz em caso de falta de sol.
Em segundo lugar, as cortinas devem deixar entrar luz suficiente para que a sala não pareça muito escura durante o dia. Mas o conforto também é importante, então eles ainda devem fornecer proteção suficiente contra a luz.Em terceiro lugar, há muita natureza e naturalidade no estilo, então móveis e outros elementos interiores devem se encaixar neste item. A naturalidade se manifesta em texturas, cores, plantas e padrões forjados.
Portanto, mesmo longe do local de origem desse estilo, você pode fazer um apartamento com essas ideias e aproveitar todas as delícias do interior. Só é importante escolher tudo corretamente para que possa “fazer amizade” com um clima diferente e com as características da sala. Caso contrário, você pode ter uma surpresa não muito agradável quando, devido a alguma decisão, sentir desconforto na sala, embora tudo pudesse ter sido feito corretamente.
O artigo te ajudou?