Apesar da abundância de todos os tipos de estilos utilizados na decoração de interiores, o africano é considerado um dos mais inusitados. É difícil confundi-lo com qualquer outro. E é precisamente pela sua originalidade que torna a sala verdadeiramente original. Se você gosta de ecletismo, formas e cores agressivas, então o estilo africano é exatamente o que você precisa.
Estilo africano no interior: características únicas
Para formar em sua cabeça a imagem de um quarto ou de uma casa inteira decorada nessa direção, você precisa se lembrar do que é a África. Areia, sol quente, savanas, animais selvagens - todas essas são características únicas que facilitam o reconhecimento da ordem mundial de um continente inteiro.Este estilo surpreendentemente combina minimalismo, inserções decorativas incomuns e texturas ásperas.
O estilo africano também se distingue por cores específicas. É dominado pelo preto, terracota, âmbar, carmesim e marrom-esverdeado.
Importante! No estilo africano, nunca há branco puro - apenas seus tons quentes.
Além de uma paleta específica, essa direção também se distingue pelos materiais naturais utilizados na decoração. São pedras brutas, peles de animais, madeira, bambu. O papel fundamental é dado à decoração, pois é ele quem torna todo o interior expressivo. Deve ser maciço, cru, possivelmente com pequenos defeitos. Os elementos do mobiliário podem ser esculpidos ou forjados, os têxteis distinguem-se sempre pelos ornamentos étnicos, que são a marca de uma determinada tribo. Você também precisa prestar atenção à iluminação, o que aumenta toda a atmosfera de mistério.
Especificações de estilo
Não há padrões rígidos que você precise seguir ao decorar sua casa nessa direção. Mas há pequenas recomendações para quem encontra pela primeira vez motivos étnicos no design:
- a predominância de materiais naturais, inclusive para decoração. Com um orçamento limitado, podem ser usadas imitações de alta qualidade da mesma alvenaria ou peles;
- elementos de estilo feitos à mão são componentes essenciais de tal estilo;
- as manifestações mais características do estilo africano são a predominância de tecidos naturais, peças forjadas, estampas de animais exóticos e madeira;
- para pintar paredes, é melhor usar tons claros, mas quentes. Eles não devem ser chamativos, mas expressivos. Este é um laranja suave, areia, cáqui;
- ornamentos animalescos e linhas rígidas serão apropriados;
- pinturas com paisagens africanas típicas, flora e fauna únicas podem ser um foco principal. É possível usar artefatos rituais únicos, máscaras de deuses, estatuetas e vasos.
O estilo africano fica evidente nos detalhes. E é sempre ousado e provocativo. A forma dos móveis, sua textura, a cor das paredes - tudo isso junto cria um interior completo, o mais próximo possível do autêntico.
O artigo te ajudou?