O que é uma contra-rede e quais são suas funções? É necessário e como instalá-lo? Vamos dar uma olhada em todos os pontos técnicos juntos e, por fim, mostrarei passo a passo como montar corretamente uma torta de cobertura com contra-treliça.
Mesmo em um telhado complexo, a caixa pode ser preenchida com suas próprias mãos.
Antes de decidir se uma contra-rede é necessária, vamos primeiro entender:
o que é isso;
como este nó difere do resto dos detalhes da cobertura;
Para que isso serve.
A diferença entre a caixa e a contra-rede
De acordo com as regras, uma caixa é a base sobre a qual montamos o material de acabamento da cobertura (telhas metálicas, ardósia, papelão ondulado, etc.), e a principal função da contra-caixa é fornecer ventilação no espaço sob o telhado .
A contrabarra é responsável pela ventilação do espaço sob o telhado.
Como pode ser visto no diagrama acima: um material impermeabilizante é colocado nas pernas do caibro, que segura o contra-trilho, e as barras do caixote principal já estão recheadas em cima dele.
A própria caixa principal é de dois tipos:
Caixa sólida, ou seja, recheado com um único carpete, aqui é utilizado como placa comum aplainada ou macho-fêmea, além de folhas de compensado ou OSB. Como regra, o piso sólido é montado sob um teto macio;
É conveniente coletar uma caixa contínua de folhas OSB.
Caixa descarregada, é quando as placas são fixadas com um determinado degrau. Esse design é mais comum e, o mais importante, prático, porque é muito melhor ventilado. Uma caixa esparsa é montada sob metal, ardósia, chapa perfilada, ladrilhos de cerâmica, em geral, sob quase todos os materiais duros.
Por que você precisa de um telhado ventilado
Descobrimos os termos, agora vamos falar sobre para que serve a contra-rede, é possível “jogar fora” esse elemento e preencher imediatamente as ripas nas vigas? O fato é que o condensado (ponto de orvalho) sempre cai na fronteira do ar quente e frio, e essa fronteira corre ao longo do telhado de acabamento.
Mesmo um pequeno espaço sob a caixa principal garantirá a ventilação da estrutura.
Se colocarmos uma hidrobarreira nas vigas e preenchê-la diretamente com uma cobertura transversal, o condensado não terá para onde ir e começará a penetrar ativamente na madeira.Como resultado, não importa o que você engraxe a árvore, ela não durará mais de um ano, então começará a apodrecer.
Além disso, a lã de basalto costuma ser usada para um telhado quente e qualquer lã perde suas propriedades com a entrada de umidade. Mais cedo ou mais tarde, a umidade retida sob o teto vai escorrer e penetrar nos tapetes de algodão, e aí você pode esquecer o isolamento, pois o algodão molhado é inútil, além de não se recuperar ao secar, precisa ser trocado .
Concluímos: elevando um pouco a caixa principal, proporcionamos uma boa ventilação do espaço do telhado e garantimos a segurança do sistema de treliças.
Sem uma contra-rede, o condensado se acumulará constantemente sob o telhado.
A contra-rede pode ser negligenciada em apenas um caso - se você não planeja fazer um sótão quente. Por exemplo, na cozinha de verão ou em dependências sem aquecimento. Mas se você mudar de ideia mais tarde, o telhado precisará ser totalmente recoberto, apenas isolar por baixo será muito problemático.
As sutilezas de montar uma torta de cobertura com uma contra-treliça
A instalação da contra-rede não requer nenhum conhecimento fundamental, as instruções abaixo estão à disposição de qualquer mestre que saiba trabalhar com martelo e serra, o principal é não confundir a sequência e observar as dimensões.
Disposição do plano do telhado
A tecnologia depende do ângulo de inclinação das encostas, quanto mais íngreme o telhado, mais difícil é embainhá-lo, falaremos sobre a instalação de uma torta de cobertura com grande inclinação.
Ilustrações
Recomendações
Ferramenta:
Martelo;
Alicate;
Chave de fenda;
Serra de vaivém elétrica ou serra de madeira;
Nível;
Cordão de marcação;
Faca de montagem;
montar;
Machado;
Roleta;
Cinto e corda para seguro no telhado.
Não tente cortar uma árvore com um moedor - isso é estritamente proibido e muito perigoso.
Material.
Contra-ripa ou contra-ripa - A maioria dos sistemas de treliça é montada com madeira de 50 mm de espessura, e a contra-ripa é muitas vezes tomada com a mesma largura.
A viga contrária não deve ser mais larga que a perna da viga.
Em telhados com quadratura pequena, pode-se levar um trilho de 30-40 mm de altura, e para telhados grandes sempre pego uma barra de 50x50 mm.
A largura ideal para uma placa sob uma caixa é de 10 cm, enquanto a espessura deve ser de pelo menos 25 mm.
O passo da caixa esparsa depende da configuração do material da cobertura, por exemplo, para ardósia comum é de 20 a 30 cm, e embaixo da telha metálica é preciso observar o tamanho da onda (esta informação está nas instruções ).
proteção de madeira.
Antes da instalação, toda a madeira, incluindo o trilho do balcão, deve ser tratada com um anti-séptico complexo.
Nós consertamos o selo.
Para evitar o vazamento de condensado e manter a impermeabilização firme, fixamos espuma de polietileno nas contra-barras de um lado:
Colocamos a barra na folha de espuma de polietileno;
Cortamos a tela ao longo da borda da barra com uma faca de montagem;
Viramos a viga com a fita recortada e prendemos essa fita com um grampeador.
Instalando paradas.
Em telhados íngremes, ao longo do perímetro da caixa entre as vigas, uma barra de pressão é presa aos parafusos, necessária para manter o isolamento.
A altura do batente é igual à largura da perna da viga, neste caso a viga é de 50x150 mm, respectivamente, definimos o batente 25x150 mm.
Nós prendemos a fita.
Para fixar a membrana do hidrobarreira, colamos fita de borracha butílica “K-2” e fita dupla face ao longo da borda do conta-gotas.
Hidrobarreira.
Para o telhado, tento levar a hidrobarreira Strotex V, o preço por rolo varia de 800 a 1.000 rublos.(preços para a primavera de 2017), a qualidade me convém.
Nós consertamos a contra-rede.
A grade do teto não é fixada imediatamente:
Primeiro, a hidrobarreira é desenrolada ao longo da borda do telhado com uma sobreposição de 150 mm nas laterais;
Em seguida, a borda da tela é colada na fita dupla face do conta-gotas;
A seguir, fixamos o tecido da hidrobarreira nas vigas com grampeador;
Depois disso, as contra-barras são fixadas com parafusos galvanizados.
Enchemos a caixa.
Quando uma fita da lona é enrolada e presa com contra-vigas, começo a encher a cobertura do telhado.
Pranchas 100x25 mm Preencho de cima para baixo. Primeiro, as pranchas são fixadas com parafusos auto-roscantes e, em seguida, pregos de 120 mm são martelados adicionalmente.
observação:
As pranchas do caixote principal são unidas no meio da viga do contra-ataque;
Na foto, uma borda é marcada ao longo da borda superior da tela e, portanto, a tela superior ao longo dessa borda será sobreposta à inferior, a sobreposição é de cerca de 10 cm;
Em telhados íngremes, as contra-vigas são cortadas ligeiramente menores que a largura da barreira hidráulica e o telhado é montado em seções, de baixo para cima;
Em pequenos telhados de galpões planos, como uma garagem ou uma extensão, a princípio uma barreira hidráulica é completamente (em todo o plano) e, em seguida, tudo isso é fixado com contrabarras longas.
Na junção, coloco 2 parafusos auto-roscantes de 100x5 mm em cada prancha e depois passo outros pregos de 120 mm.
Tentei encher a tábua com pregos de parafuso, deu certo, mas se for preciso é muito difícil arrancar as tábuas.
Arranjo do cume e do vale
A instalação competente de vales e patins não é menos importante do que o arranjo do próprio plano do telhado. Vou falar sobre os pontos principais separadamente.
Ilustrações
Recomendações
Arranjo cumeeira.
O dispositivo de contra-rede é uma espécie de tubo.
Por baixo, o ar frio entra pelas saídas de ar e sobe pelo vão entre as calhas do balcão.
Para que o ar escape de cima, a cumeeira não pode ser fechada hermeticamente, também são feitas saídas de ar e, para que o isolamento não "puxe" a umidade do ar, é coberto com uma membrana hidrobarreira.
Em um telhado de telhas macias com caixote contínuo, a ventilação da cumeeira é montada usando estruturas metálicas com malha.
Se a cumeeira for bem costurada, várias saídas de ar de ventilação e cobertura serão montadas nas proximidades (não mais que meio metro) em incrementos de 2,5 a 3 m.
Arranjo do vale.
Um vale é uma junção interna de dois planos de telhado adjacentes.
Nos lados adjacentes do vale, as tábuas do vale são recheadas, o tamanho mínimo desse flange é de 150 mm.
Colocamos a membrana.
A membrana de impermeabilização no vale é colocada em 3 camadas.
As primeiras 2 camadas são sobreposições da tela de planos adjacentes, e a terceira camada é enrolada em um rolo de impermeabilização, de cima para baixo em todo o vale.
Enchemos a caixa do vale.
Dois conrails paralelos são preenchidos de cima para baixo a uma distância de 100–200 mm do ponto mais baixo do vale;
Contra-trilhos adjacentes de planos adjacentes são preenchidos com uma folga de 50 mm, como no diagrama, então a tampa do dreno do vale pode ser fixada.
Conclusão
Como você pode ver, a contra-treliça do telhado é montada de forma bastante simples, mas não pode ser negligenciada. No vídeo deste artigo, você encontrará recomendações para organizar uma torta de cobertura para diferentes revestimentos. Se você tiver alguma dúvida, bem-vindo aos comentários, tentarei ajudar.
O seguro é um elemento obrigatório na disposição do telhado.