Saudações, camaradas! Hoje temos que descobrir qual material de cobertura é melhor - ondulina ou chapa perfilada. Exploramos as vantagens e desvantagens dos materiais comparando-os em vários parâmetros-chave. Mas primeiro, uma breve introdução a eles.

O que é isso
ondulina
A ondulina, também conhecida como euroslate (ardósia flexível), é fabricada com base em papelão comum de celulose impregnado com betume e resinas resistentes ao calor. Os pigmentos minerais são responsáveis pela coloração.
O nome vem da empresa francesa de mesmo nome, que lançou a produção do material há mais de meio século; no entanto, em nosso país, a ondulina apareceu muito mais tarde - em meados dos anos 90.

folha perfilada
A base do material é chapa de aço corrugada. Uma altura de onda de 20 a 80 mm fornece rigidez transversal do material de cobertura. O aço preto não é amigável com a umidade, por isso é protegido por um revestimento anticorrosivo de camada única ou multicamada.
A cobertura pode ser:
- Zinco;
A chapa perfilada galvanizada é utilizada principalmente para a construção de cercas temporárias, como telhados para armazéns e edifícios industriais. Na construção privada, é impopular: o dono da casa quer escolher a cor do telhado, mas o revestimento de zinco não deixa essa oportunidade.
- Polímero sobre a camada de zinco. A camada de polímero pintado fornece proteção adicional contra danos mecânicos, corrosão e melhora a aparência do material.

testa a testa
Despesas
A primeira dúvida que surge na hora de escolher um telhado: o que é mais barato? Aqui estão os preços relevantes para Sevastopol em março de 2017:
A chapa perfilada está claramente perdendo a guerra de preços. Vamos ver se os custos mais elevados deste material se justificam.
Durabilidade
Qual é a vida útil do papelão ondulado e da ondulina?
- A maioria dos fabricantes de ardósia flexível promete pelo menos 40 anos de serviço;
- A chapa perfilada, segundo os vendedores, está em serviço há 50 anos. Tendo em conta a esperança média de vida, isto significa que não terá de voltar a fechar a casa em ambos os casos.
Como de costume, existem várias sutilezas:
- O fabricante da mesma ondulina "Smart" dá uma garantia de resistência à água de apenas 15 anos, sujeito à tecnologia de instalação;
- A ondulina barata desbota rapidamente ao sol, mudando de cor para uma mais desbotada;
- A vida útil real de uma chapa de aço perfilada é altamente dependente da espessura da camada de zinco. É nele que os fabricantes economizam em primeiro lugar, tentando superar o preço dos concorrentes;

- O corte abrasivo da chapa perfilada viola sua proteção contra a corrosão e as bordas começam a enferrujar.
Eu chamaria essa situação de paridade. É impossível identificar um líder claro: a vida útil do telhado depende de muitos fatores secundários.
Força
Agora vamos descobrir qual é o melhor em termos de força. O telhado terá que suportar cargas de neve e ventos fortes. Com edifícios densos, a situação é agravada pelo fato de que um pedaço de ardósia ou outro objeto maciço sempre pode voar do telhado de um vizinho para o seu.
Formalmente, para o nosso velho amigo - Euro-slate "Smart" - afirma-se:
- Carga máxima de neve — até 960 kg/m2;
- Velocidade máxima do vento - até 175km/h.
Para a chapa perfilada, os dados relevantes não são fornecidos pelos fabricantes e vendedores. Em que:
- ventos a velocidades superiores a 117 km/h são caracterizados pela escala de Beaufort como um furacão. Eles são caracterizados por destruição generalizada, incluindo danos a edifícios e árvores arrancadas;
- carga de neve sobre uma superfície horizontal em todo o país não exceda 600 kg por metro quadrado. Enquanto isso, um telhado coberto com ondulina será, por definição, inclinado: o material não permite a impermeabilização das costuras.
Parece que podemos atribuir a vitória com segurança ao Euroslate ... No entanto, vamos pensar um pouco mais.
- A resistência mecânica da chapa de aço obviamente excede a resistência do papelão impregnado com betume. Por exemplo, uma cerca de ondulina pode parar, exceto talvez pequenos animais de estimação tentando emigrar para seus vizinhos. Uma cerca de chapa perfilada fica ao redor do meu quintal, tem boas propriedades antivandalismo e tem desempenhado suas funções perfeitamente por vários anos;

- Ambos os materiais são capazes de suportar a carga extrema de neve e vento declarada para Euroslate quando colocados em uma caixa contínua;
- Em temperaturas negativas, o betume torna-se quebradiço. Uma queda de ardósia de um telhado próximo nos ventos do inverno encerrará a carreira da folha de ondulina de uma vez por todas. O telhado corrugado sairá com um amassado.
Resultado: o vencedor é uma ficha profissional.

Entrega
Que material é mais fácil trazer de uma loja ou de uma base de materiais de construção?
Nesse caso, as vantagens e desvantagens estão diretamente relacionadas ao tamanho e peso da chapa: quanto menos melhor. E de acordo com esse parâmetro, o metal é claramente um perdedor:
- ondulina com dimensões de 1,95x0,95 m, pesa cerca de 6 kg;
- folha perfilada com largura de chapa padrão de 1200 mm, tem comprimento de até 6 metros, enquanto um metro linear da chapa mais leve C8 com espessura de 0,4 mm pesa 3,87 kg.
Instalação
Mas com o trabalho de cobertura, os prós e os contras mudam de lugar: quanto maior a chapa, menos juntas, mais rápido o telhado será instalado. Aqui, o grande comprimento das chapas onduladas é muito útil: na maioria dos casos, permite bloquear a inclinação do telhado sem sobreposições longitudinais.

Mais alguns argumentos a favor do metal:
- Menos custo para a caixa;
- É possível fixar com parafusos auto-roscantes no fundo da onda: o aperto dos fixadores é assegurado por arruelas de pressão de borracha. A ondulina só pode ser fixada no topo da onda e apenas com pregos de cobertura, o que torna a fixação menos durável.


Barulho
Ondulin é quase silencioso, mas a folha perfilada faz um barulho perceptível na chuva. Facto. Se o barulho das gotas o incomoda, a instrução é óbvia: a sua escolha é euroslate.
No entanto, com isolamento de telhado de alta qualidade e janelas fechadas com vidros duplos selados, o ruído dentro da sala é reduzido a quase inaudível.

conclusões
Que conclusões o caro leitor tirará de uma comparação de materiais cabe a ele decidir. Para mim, o principal argumento contra o Euroslate eram as deficiências associadas à resistência: a ondulina foi rejeitada e o telhado do sótão foi coberto com uma chapa perfilada.
Como sempre, você pode aprender materiais adicionais assistindo ao vídeo deste artigo. Sinta-se livre para compartilhar sua própria experiência nos comentários. Boa sorte, camaradas!
O artigo te ajudou?